LIVROS INDICADOS

Bruxaria História Técnicas Ficção

Os livros que a Ordem Sagrada de Bennu indica na presente página não são especificamente sobre Bruxaria Ancestral, mas podem servir como literatura complementar. Os livros de referência principais não são divulgados, ficando reservados aos adeptos. Observe-se que várias das obras indicadas estão esgotadas. Trata-se da consequência de uma prática característica do mercado editorial brasileiro, que prefere optar por pequenas tiragens. Todavia, como alguns dos livros indicados são verdadeiros clássicos no tema, é provável que sejam, volta e meia, reeditados, permanecendo válida a indicação também para quem opta por buscá-los em sebos. Diante deste quadro, uma alternativa igualmente prática e econômica é comprar através do site Estante Virtual, que apresenta várias opções de preços e livreiros. Tal indicação visa única e exclusivamente facilitar a busca do leitor. A Ordem não tem qualquer retorno financeiro com as compras ou acessos a tal website.


Bruxaria e Xamanismo


O Ciclo Sagrado (esgotado)
Autor: Elen Hawke
Este livro condensa em nove capítulos, numa linguagem clara e direta, grande parte das informações essenciais e eminetemente práticas necessárias para, mesmo quem não dispõe de nenhuma outra informação a respeito, começar a agir como bruxa imediatamente. Por outro lado, graças à ótima organização dos assuntos abordados, nem tão por alto nem tão a fundo, o "O Ciclo Sagrado" não pode ser considerado como um manual de bruxaria.


O Significado da Bruxaria: Uma introdução ao universo da magia
Autor: Gerald Gardner
O livro O Significado da Bruxaria dá uma noção geral do tema com a autoridade daquele que foi o responsável por trazer o mundo da bruxaria a público. Muito embora a OSB amplie o conceito de bruxaria à magia antiga, que teve início em épocas pré-glaciais, Gerald Gardner é uma referência que não se pode ignorar quando se estuda a bruxaria medieval e moderna.


O Xamanismo e as técnicas arcaicas do êxtase (esgotado)
Autor: Mircea Eliade
Referência mundial em antropologia, Mircea Eliade traz a seu leitor informações abundantes sobre técnicas para atingir o transe extático aplicadas por xamãs e curandeiros de diversas culturas encontradas em diferentes continentes. Na abordagem do assunto central, o autor apresenta o cerne da cosmogonia xamânica, conhecimento de inestimável valor para todos que se interessam por bruxaria e cultos ancestrais.


O Segundo Círculo do Poder (esgotado)
Autor: Carlos Castaneda
Na década de 60, o antropólogo Carlos Castaneda pretendia estudar o emprego de plantas alucinógenas (plantas de poder) pelos índios mazatecas, no México. Ao entrar em contato com um feiticeiro que dominava a técnica, lentamente foi se convertendo de pesquisador em aprendiz de feiticeiro. Seu primeiro livro, a Erva do Diabo, fez grande e merecido sucesso, assim como todos os seus livros, mas optamos por destacar O Segundo Círculo do Poder porque parece ter sido a partir dali que Castaneda compreendeu que o emprego das plantas de poder não passa de um recurso dispensável para a feitiçaria, o que abriu novos horizontes para seu aprendizado (e de seus leitores...)

História


O Egito Antes dos Faraós: e suas misteriosas origens pré-históricas
Autor: Edward F. Malkowski
Muitos já leram sobre a tese de que a antiguidade da Grande Esfinge é muito mais remota do que os egiptólogos propõem; alguns tomaram conhecimento da existência de resultados de testes laboratoriais de ampla aceitação científica que comprovam a presença de tabaco e coca (produtos originários exclusivamente das Américas) em múmias egípcias. O Egito Antes dos Faraós embasa este tipo de "anomalia" histórica com profundidade e seriedade ímpares e acrescenta novos indícios da existência de uma civilização muito anterior ao surgimento da escrita.


1491: Novas Revelações das Américas Antes de Colombo
Autor: Charles C. Mann
A história precisa ser revista, ainda hoje nossos filhos aprendem que a civilização foi trazida à América pelos europeus, mas os acadêmicos sabem, há tempos, que quando Colombo chegou a capital do império asteca, Tenochtitlan tinha água corrente, construções mais altas que as européias e urbanização impecável; que, milhares de anos antes, enquanto a Europa ainda vivia na Idade da Pedra, já havia mais de vinte centros urbanos, incluindo grandes prédios públicos, na região do Norte-Chico, no Perú; que antes de os egípcios inventarem o processo de mumificação, os chinchorro, no Chile, próximo à cidade de Arica, já mumificavam seus mortos. São tantas, tão interessantes e tão bem fundamentadas as informações organizadas em 1491 que, por mais que ofereçamos exemplos neste resumo, não chegaremos nem perto de dar uma idéia justa do quanto vale a pena ler este livro...


O Livro dos Mortos do Antigo Egito (esgotado)
Autor: Ramses Seleem, Ph.D.
Tradução livre do papiro de Ani, simples, objetiva, ilustrada e comentada por quem é muito mais que um acadêmico apaixonado pela cultura egípcia. O Livro dos Mortos, que, conforme explica o autor, em tradução literal seria "Livro do Vir à Vida", é conhecido como o manual que os mortos no Antigo Egito utilizavam para se orientar após desencarnarem. Apesar de suscinta, o leitor verificará que esta tradução apresenta muito mais, abordando algo sobre a cosmogênese e os principais sistemas (famílias de deidades e suas relações) de veneração egípcios.


Tesouros do Egito: do Museu Egípcio do Cairo
Autor: Francesco Tiradritti
Estátuas, artefatos utilizados no cotidiano, papiros, múmias, enfim, achados arqueológicos são mais fortes que quaisquer palavras e argumentos de historiadores. Tesouros do Egito apresenta um extenso material em fotos impressas em editoração de alta qualidade para que o leitor veja por si mesmo o que era o Egito Antigo.

Técnicas


O Poder dos Números
Autora: Glynis McCants
Claro, objetivo e abrangente, o livro O Poder dos Números é perfeito para todos, quem nunca leu sobre numerologia e quem já tem alguma vivência na área. Um verdadeiro achado que permite aplicação imediata.


O Livro dos Incensos: Uma cartilha sobre magia (esgotado)
Autor: Steven R. Smith
Bruxos que usam incenso de vareta são como hippies que compram jeans de griffe rasgados de fábrica. Além de o material que aglutina o incenso à vareta ser irritante à mucosa nasal, preparar seu próprio incenso e queimá-lo sobre carvão é parte integrante das muitas artes da bruxaria. O Livro dos Incensos oferece informações gerais e uma série de receitas que permitem uma aplicação imediata àqueles que não tem acesso às informações restritas aos iniciados. Com a prática e a observação acurada, mesmo quem não pertence a nenhum círculo bruxo poderá, a partir do que aprender neste livro, desenvolver suas próprias receitas com sucesso.

Ficção e Romance



As Brumas de Avalon
Autora: Marion Zimmer Bradley
Obra composta por quatro livros que reconta a história do Rei Arthur sob a perspectiva das mulheres, adoradoras da Deusa. Este romance serviu de inspiração para muitos na descoberta do caminho da bruxaria.

Diversos

Livros


Filmes